Lau Fat Mang era sobrinho de sangue de Lau Kai Man e começou a treinar desde criança com seu tio, chegando a Xangai, logo foi ao escritório central da Associação Chin Woo para ser professor.

Em 1924 foi à aberta uma sede da Chin Woo em Hong Kong, então a Matriz de Xangai precisou enviar um Mestre para ensinar nessa nova sede de Hong Kong, Chan Tsi Cheng foi o escolhido, consequentemente, Lau Fat Mang tornou-se professor chefe na Associação Chin Woo onde ele treinou muitos alunos famosos. Após dois anos a Associação Chin Woo abriu outra filial em Fut Shan (sul da China ) então Lau Fat Mang foi enviado para esta nova sede.

Em 1929, Chan Tsi Cheng deixou Hong Kong e retornou para o Norte da China, então a Chin Woo de Hong Kong ficou sem um Mestre de Garra de Águia.

Esta situação levou Lau Fat Mang para Hong Kong e assumir a posição de Professor desta sede no lugar de Chan Tsi Cheng. Chegando a Hong Kong, Lau Fat Mang atraiu muitos alunos, entre eles estavam Ng Wai Nung (Mestre de Shum Leung), Lee Zhau Mang e Lee Waig Hong.

Lau Fat Mang levava muito a sério seu trabalho e pacientemente trabalhou individualmente com seus alunos. Naquela época existiam três mestres muito famosos do Norte que ensinavam em Hong Kong: Kan Tak Hoi (técnicas de Macaco), Yip Yue Ting (estilo Lohan ) e Lau Fat Mang (Garra de Águia).

Por esses três mestres serem da mesma aldeia de Huibei e serem muito habilidosos nos seus estilos de Kung Fu, a comunidade do Kung Fu os chamavam de “Os Três Heróis de Huibei”. Eles eram muito bons amigos, e estavam sempre juntos. Em 1931, Lau Fat Mang foi convidado a chefiar a Associação Jung Na Wushu e lá ensinou por um pouco mais de um ano.

Lau Fat Mang recebeu um convite em 1933 para ser Instrutor Chefe do Exército Guan Dung. Ele aceitou o convite e não muito tempo depois deixou de ensinar para os militares e retornou para Hong Kong. Fundou a “ESCOLA DE GARRA DE ÁGUIA LAU FAT MANG”. Logo após a inauguração de sua escola, os japoneses invadiram a China. Embora tivesse muitos alunos e sendo um grande patriota, ele decidiu fechar sua escola e lutar pelo seu País. Foi criador do 19º Regimento Armado “DAI DO” (Grande Facão ) e lutou na linha de frente até o Japão de render, após a guerra mudou-se para Guan Chou.

Lau Fat Mang mudou-se com sua família para Hong Kong em 1949, ele continuou ensinando e divulgando o Kung Fu Garra de Águia. Nessa época a União dos Restaurantes Kowlong de Hong Kong o convidou para representar o estilo de Kung Fu do Norte.

Em 1954, Lau Fat Mang, Lee Jen Chen e Dong Ying Kit, foram convidados para arbitrar a primeira competição de Lei Tai em Hong Kong, onde um mestre de Garça Branca chamado Chan Hut Fu desafiou um Mestre de Tai Chi chamado Ng Boong Yee, este foi o grande evento, muitos artistas famosos e a alta classe foram assistir.

Durante o evento, Lau Fat Mang e Dong Ying Kit foram convidados para fazer uma demonstração de luta que foi mais emocionante que a luta da competição, pois estes dois mestres eram muito famosos. O dinheiro arrecadado com o evento foi doado para uma instituição de caridade.

Quando Lau Fat Mang retornou, contraiu uma pneumonia e ficou muito doente, tendo que ir para Chen Chao, uma Ilha de Hong Kong. Por mais de dois meses ele permaneceu na cama até se recuperar.

Seu médico recomendou que ele evitasse trabalho pesado e stress, então decidiu permanecer em casa e ensinar seus filhos o estilo Garra de Águia. Também durante essa época, escreveu o livro “Shaolin Eagle Claw Fan Tsi Kung Fu” (Kung Fu Shaolin Garra de Águia Acrobático) e as 108 Técnicas de Chin-Na.

Lau Fat Mang concluiu somente a metade das 108 Técnicas de Chin-Na, sua filha mais velha Lily Lau, hoje Grã Mestra, e seu irmão Francis Lau terminaram o livro mostrando as técnicas em fotos deles mesmos.

Após alguns anos de repouso, quando Lau Fat Mang sentiu que estava totalmente recuperado, finalmente retornou a para Hong Kong ainda determinado em divulgar todo seu conhecimento em Kung Fu Garra de Águia. Então reativou sua escola em na cidade de Kowloon Mong Kok, onde teve um grande número de alunos.

Em 17 de março de 1964, Mestre Lau Fat Mang terminou sua jornada na Terra com 62 anos de idade.

Sua jornada iniciou em Xangai e viajou para o sul quando com apenas 22 anos de idade, ele transmitiu e divulgou o estilo Garra de Águia por quase toda sua vida.

Embora fosse sobrinho de Chan Tsi Cheng, que foi um Mestre muito famoso, Mestre Lau Fat Mang causou um grande impacto devido ao seu esforço e tempo empregado no ensino, desenvolvimento e divulgação de tudo que aprendeu com o estilo Garra de Águia.

Não há duvidas que ele fosse o Grão Mestre do sul, por divulgar o sistema de Kung Fu Garra de Águia fora de sua área de origem, o norte da China.

Ninguém jamais conseguiu fazer tão bem sua forma favorita “Joit Lok Tong” (Forma do Bêbado de Garra de Águia) como ele fazia.